Seguidores

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Raglou... a sua origem.

Fui hoje surpreendido por uma oferta vinda de um conhecido que ao saber que andava à procura de algo especial veio ter comigo e me presenteou com tamanha alegria.
Nos dois tamanhos disponíveis à época.

Já algumas coisas foram referidas em tópicos anteriores mas vou colocar aqui também para que fique tudo junto.


As Origens...


O Sr. André Ragot ávido pescador à pluma cria a Societé Ragot na Grã-Bertanha em 1931. Empresa dedicada à Pesca à Pluma. Em 1970 Hubert Guillois, Genro de André Ragot começa a trabalhar na empresa e imprimindo uma nova dinâmica alarga a oferta de produtos com a criação da primeira amostra de plástico mole. O Raglou é lançado em 1971 e vira um sucesso de vendas sendo comercializado até aos dias de hoje.



André Ragot

As Primeiras Raglous


Como distinguir uma Raglou antiga de um cação nacional.

As duas são muito parecidas medem praticamente o mesmo. Mais milímetro, menos milímetro. Mas existem 3 diferenças que tiram tudo a limpo.


Foto 1

As paletas de vibração da cauda vão do rebordo de cima ao rebordo de baixo, na Original. No Cação Nacional tem cerca de um milímetro de espaço de cada lado.

Foto 2

A borracha Original tem um pequeno orifício no topo da cauda. Este orifício provoca uma vibração muito característica desta amostra. No Cação Nacional este orifício é inexistente.

Foto 3

A entrada do anzol na Original é redonda e no Cação Nacional é Oval.


A Raglou antiga tem também o corpo mais estreito.

Abraço
Nuno Xavier